quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Análise de Figuras Técnicas - Triângulo

Respondendo a um outro usuário do ADVFN acabei bolando uma explicação para as formações de triângulos ascendentes / descendentes.

22929 de 22931 - MVC77 - 04/Dez/2008 00:02 Envie uma mensagem a esta discussão citação denúncia/ofensivo

E esse triângulo descendente, com altas cada vez menores? Acho que só a recompra de ações é que salva o suporte de 3,90. Se não fosse isso, esse papel arriscaria cair para 2,xx.


Resposta:
Esse triângulo mostra que a força vendedora não foi suficiente para furar os 3,9x por duas vezes. Em outras palavras, por mais que ela tente, a força compradora volta quando o ativo chega a 3,90.

Se você imaginar uma continuidade de altas cada vez menores indefinidamente perceberá que quando chegar à ponta do triângulo não existirá mais variação de preço, o que é irreal no mercado. Portanto a alternativa que resta é o rompimento de algum dos dois limitadores do movimento.

Então surge a pergunta: "Como saber pra onde vai furar?"

Bem se após várias tentativas os "ursos" não conseguiram fazer o ativo despencar (pra quem opera vendido quanto mais cair, melhor) e a diferença do topo (onde eles vendem a descoberto) e o fundo (onde os "touros" entram e os ursos zeram posições) é cada vez menor, os ursos desistem e deixam os touros agirem. Sendo assim o ativo sofre um repique furando o triângulo e então uma alta é desencadeada. Como nem tudo dura pra sempre, os touros param de comprar e o ativo atinge uma estabilidade (ou acumulação). Então os ursos entram vendidos novamente e o ciclo reinicia.


A não ser que haja um EXCELENTE motivo, a tendência de rompimento do triângulo desenhado é pra cima.


Se a figura fosse invertida, ou seja, a base reta fosse uma resistência, ficaria claro que os touros tentam fazer o ativo subir. Assim que atinge o topo novamente os ursos entram vendendo a descoberto e derrubam o ativo. Tendo menores variações os touros desistem de comprar e assim os ursos vendem derrubando fortemente o ativo.


Essa é uma análise minha e posso estar equivocado. Se alguém discorda, por favor me diga no que errei. Estou aprendendo e posso estar falando besteira, mas procurei achar uma lógica em tudo que escrevi.



Márcio Noronha diz que o tamanho da base do triângulo evidencia a expectativa de rompimento sendo:

- Triângulos com base que correspondam a um terço ou mais do movimento precedente, evidenciam reversão;

- Triângulos com base que corresponda a menos que um terço do movimento anterior envidenciam continuidade da tendência.

A "altura" do movimento de queda do ativo foi de R$ 5,32 (9,27 - 3,95). A base do triângulo tem altura de R$ 2,99.

5,32 / 3 = 1,77

Portanto, a base é maior que 1/3 do movimento anterior.



Exemplo utilizado: BVMF3 em 03/12/2008, gráfico de 3 meses com periodicidade de candles diária.


Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com



Nenhum comentário: